Forças de segurança fiscalizam uso da máscara

51084851291_40e5235369_k

Em ação integrada na avenida Dom Joaquim, agentes realizaram autuações e orientaram a população

O uso da máscara faz parte das ações de enfrentamento à pandemia do coronavírus adotadas pela Prefeitura de Pelotas desde a publicação do Decreto 6.267/2020, em abril do ano passado. Mesmo assim, ainda tem gente que não atende à recomendação dos médicos, que aponta o utensílio como uma das formas mais eficazes de prevenção à doença. Para estimular o uso da máscara e orientar a população, nessa terça-feira (30), as forças de segurança realizaram uma ação integrada na avenida Dom Joaquim, zona norte da cidade. Quem estava no local foi orientado e duas autuações foram efetuadas.

Um grupo de agentes da Guarda Municipal, da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) e policiais militares caminhou pelo canteiro principal da via e abordou cidadãos que circulavam sem utilizar a máscara. Em boa parte dos casos o utensílio estava com a pessoa, mas sem o uso indicado – guardado no bolso ou transportado preso ao pulso. “Nossa proposta é orientar para que as pessoas, mesmo fazendo atividade física, usem a máscara. Não adianta trazer no bolso e não utilizar”, frisou o chefe operacional da Guarda Municipal, Sandro Belotto.

Conscientização

Além de explicar sobre o uso correto da proteção, os agentes também distribuíram máscaras para quem não portava o equipamento. Duas pessoas foram autuadas, conforme determina a Lei n° 6.819, que autoriza a aplicação de multa para quem não a estiver utilizando.

Ações semelhantes a esta têm sido realizadas em diversos pontos da cidade durante o dia e, também, no turno da noite, como formas de evitar aglomerações e conscientizar sobre a importância de se proteger.

Total de multas

De acordo com o Observatório de Segurança Pública, de julho de 2020 até o início de março deste ano, foram aplicadas 223 multas, exclusivamente pelo não uso da máscara. Já o número referente à promoção ou participação em aglomerações e não uso da proteção facial alcançou, no mesmo período, o total de 1.693 atuações.

Lei da Máscara

Desde julho do ano passado está em vigor a Lei n° 6.819, que autoriza a aplicação de multa para quem não utilizar a máscara e promover ou participar de aglomerações, em Pelotas.

Conforme o regramento, a não utilização do item de proteção configura uma infração de natureza leve e que pode ser penalizada com multa. O regramento exclui apenas as crianças, menores de 10 anos, do uso obrigatório. A autuação também vale para estabelecimentos e empresas que não exigirem a utilização da máscara em seu interior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *