NÃO HÁ PREVISÃO DE CICLONE BOMBA, DIZ SIGMA METEOROLOGIA

nebulosidade

Veja a matéria exclusiva da Sigma Meteorologia e entenda porque não se trata de um Ciclone bomba nesta quarta-feira (27/01) sobre algumas áreas do RS

Em nota à algumas páginas nas redes sociais, que ao longo desta terça-feira (26) divulgaram demasiadamente à população que haveria a formação de um ciclone bomba nesta quarta-feira (27) e que atingiria cidades da zona sul do RS, a Sigma Meteorologia enfatiza e esclarece que esse sistema de baixa pressão atmosférica não se trata de uma ciclogênese explosiva (ciclone bomba), sem qualquer associação com o ciclone bomba ocorrido em 30 de junho de 2020 no Sul do Brasil. 

Nesta quarta-feira (27/01), teremos a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica passando por toda a fronteira do RS com a Argentina e o Uruguai, a qual posteriormente dará origem a um Ciclone Extratropical à medida que avança em direção ao oceano atlântico adjacente. Na meteorologia, há critérios para definir se um ciclone é ou não explosivo, também conhecido pelo termo “bomba ou bombogênese” na literatura norte-americana e no caso desse sistema, os critérios não serão atendidos nem de perto. O que teremos desta vez, trata-se apenas de um ciclone extratropical comum nessa região de latitudes médias, região de transição entre os pólos e as regiões tropicais como é o caso do sul gaúcho e do Uruguai.

Por conta do aprofundamento desse sistema de baixa pressão a partir da madrugada e ao longo da quarta-feira (27), há condição para rajadas de vento devido a intensificação do gradiente (diferença) de pressão atmosférica em superfície. Sobre áreas da Metade Sul do estado, as rajadas de vento devem ficar em torno dos 60 a 70 km/h, não descartando-se em pontos mais isolados, rajadas próximas dos 80 km/h. O destaque nas áreas da Campanha e do sul gaúcho serão os grandes volumes de chuva esperados, valores que podem exceder os 50/70 mm em poucas horas e ocasionar possíveis alagamentos e enxurradas.

As rajadas mais intensas nesta quarta-feira, são esperadas em áreas da Metade Norte gaúcha, devido a intensificação do transporte de ar quente e úmido (Jato de Baixos Níveis), onde há condição para rajadas de vento entre 70 a 80 km/h e em alguns pontos mais isolados próximos dos 90/100 km/h. Mais detalhes deste prognóstico você confere em: ALERTA: Muita água e temporais com vento forte em áreas do RS entre hoje e quinta-feira.

Fonte: Sigma Meteorologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *