PREVISÃO DE TEMPORAL PARA QUARTA-FEIRA COM RAJADAS DE VENTO DE 100 KM/H

10250250_555866141244742_3167943156635734920_n

A análise lançada nesta segunda-feira (25), elaborada pelo Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPMET) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) indica que o Rio Grande do Sul terá uma semana de tempestades e grandes volumes de chuva.

A última semana de janeiro será de muita chuva no estado. Atenção especial para a possibilidade de volumes muito elevados, de mais de 100mm, em algumas localidades.

Será uma semana abafada e de muita umidade devido ao fluxo de calor e umidade no sentido noroeste-sudeste da região do Paraguai e região Amazônica.

Há previsão de tempestades severas com rajadas de mais de 100 km/h, possibilidade de granizo e muitas descargas elétricas atmosféricas, especialmente para quarta-feira (já na madrugada) e domingo, devido a passagem de frentes frias e sistemas convectivos pré-frontais.

De acordo com o CPMet, pela grande variabilidade das instabilidades típicas de verão, há necessidade de acompanhamento da previsão de curtíssimo prazo (nowcasting).

Previsões e análises

Para o início de fevereiro – as previsões indicam que nesse período as chuvas diminuirão no estado e as temperaturas serão mais amenas. A previsão climática para o trimestre janeiro-fevereiro-março aponta chuvas entre abaixo e na média nos próximos meses.

O conteúdo foi elaborado de forma colaborativa entre o CPMET, alunos e professores de graduação e pós-graduação da Faculdade de Meteorologia da UFPel.

Fonte: Diário da Manhã

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *